O modelo de trabalho híbrido já é realidades para muitos, especialmente por causa da pandemia do coronavírus, que impediu o trabalho presencial. Com a situação aos poucos voltando ao normal, muitas empresas estão oferecendo a oportunidade de os funcionários escolherem onde querem trabalhar.
E agora: voltar a trabalhar presencialmente no escritório ou permanecer em home office?
Antes de tomar a decisão de abrir mão do home office, você precisa pensar nos benefícios e nas dificuldades de voltar a trabalhar fora de casa. Vamos listar aqui alguns tópicos que você precisa levar em consideração:
Tempo e distância
Se você mora distante demais da sede da empresa, permanecer em home office pode ser uma boa ideia. Até porque perde-se muito tempo na viagem de ida e volta do trabalho. Porém pense se não vale a pena adotar um modelo híbrido, como trabalhar 3 dias em casa e 2 dias presencial, por exemplo.
Ambiente
A sua casa é um lugar no qual você consegue manter o foco e a concentração? Muitos pais, por exemplo, tiveram dificuldade de lidar com a presença dos filhos querendo atenção durante o expediente. A ausência de um espaço de trabalho adequado também prejudicou muito a produtividade de alguns. Então pense se na sua casa há esse ambiente favorável para o trabalho. Se não houver, considere voltar ao presencial.
Outras tarefas
No modelo de home office, muita gente consegue administrar melhor as tarefas de casa, como refeições, limpeza, cuidado com os filhos, presença com a família, entre outras atividades domésticas e familiares. Então se você valoriza a facilidade de administrar a vida doméstica que o home office oferece, não voltar ao presencial pode ser uma boa ideia.
Contato na empresa
Ainda que participemos de reuniões e calls e estejamos em contato via aplicativos de chat com nossos chefes e colegas, sabemos que o contato presencial é outra história, não é? Então pense se as suas chances de se destacar, ser promovido, ter seu trabalho reconhecido e defendido são as mesmas se você permanecer em home office. Porque estar no ambiente de trabalho pode ser um diferencial bem grande!
Considere os prós e contras, mas pense na decisão que mais vai trazer bem-estar e produtividade para a sua rotina e para o seu trabalho!