Por que fazer networking? Veja 4 motivos

Manter boas relações comerciais com pessoas do seu mercado e de outras áreas é essencial para construir uma boa marca e firmar parceria de qualidade. Por isso é que uma palavrinha é muito importante: networking.

Networking é um verbo em inglês que significa criar e manter uma rede de contatos, apresentando-se como player no seu mercado e conhecendo possíveis parceiros. Assim, para reforçar a importância dessa ação, preparamos este artigo com alguns dos pontos mais positivos de fazer o seu networking:

1. Oportunidades de crescer

Quando você faz networking, apresenta o seu trabalho e se relaciona com pessoas que estão cientes da qualidade dele, portas podem ser abrir. Similarmente, para empresas, parcerias podem ser firmadas; para pessoas, oportunidades de emprego podem surgir. Ter bons contatos nunca é demais.

2. Cria uma referência

Quando você se apresenta para o mercado, faz networking e mostra a qualidade do seu trabalho, passa a ser referência. Enfim, você pode ser referência apenas para um grupo reduzido de pessoas, mas se esse grupo for suficiente para o surgimento de uma boa oportunidade, por que não, né?

3. Nascem novos projetos

Quando não nos envolvemos com outras pessoas, que têm pensamentos diferentes dos nossos, ficamos restritos às nossas ideias. Dessa forma, no momento em que fazemos networking e criamos uma rede de contatos, novos projetos e ideias podem surgir a qualquer momento, e o seu nome pode ser ideal para algum deles.

4. Orientar e ser orientado

Se você já é referência no que faz, alguém da sua rede de contatos pode procurá-lo pedindo orientação, e sabemos que ensinar é uma ótima maneira de aprender. Além disso, o inverso pode acontecer: conhecer alguém que pode ajudá-lo a crescer de alguma forma, sendo você o orientando.

Criar e manter uma rede de contatos não é útil só para o presente, mas principalmente para o futuro, porque as suas próximas oportunidades podem vir deles. Então faça seu networking para expandir os seus horizontes!