Cada dia mais, estamos mais perto do chamado metaverso, um ambiente virtual que simulará a vida real e nos quais nos movimentaremos com nossos avatares. E as empresas que querem sair na frente nesse ambiente precisam entender o conceito de omnichannel!
O que é omnichannel?
Um atendimento omnichannel é aquele que integra diversas mídias, canais e plataformas. No caso do metaverso, é como se aquilo que compramos na vida real se integrasse ao mundo virtual. Por exemplo: um produto que, se comprado no mundo real, dá acesso a um produto no metaverso.
Mas isso não é ser multicanal?
Não. Multicanal é aquilo que está presente em várias plataformas, mas não se integra. Uma empresa que oferece atendimento via chat e telefone, por exemplo, é multicanal. Mas se esses atendimentos não se integram, não podemos considerar que é omnichannel.
O omnichannel, portanto é quando há uma junção e uma integração entre as plataformas nas quais a empresa está presente. Ou seja, é preciso ser multicanal, porém apenas ser multicanal não garante que uma empresa é omnichannel.
Dinheiro à vista
Esse é um mercado que deve ganha muito espaço nos próximos anos. Um estudo da consultoria global Ernst & Young, por exemplo, estima que o metaverso deve movimentar aproximadamente 48 bilhões de dólares até 2026.
Alguns especialistas no surgimento deste novo mundo estimam que a maior fatia desse dinheiro cairá nas mãos das empresas omnichannel. E essas são aquelas que não criarão produtos dentro do metaverso e outros fora do metaverso. As mais bem-sucedidas conseguirão fazer com que os produtos adquiridos em uma realidade estejam presentes na outra também.
Primeiras iniciativas
Duas empresas já deram início a essa iniciativa omnichannel. A famosa grife Gucci e a empresa francesa L’Oréal. A Gucci lançou um tênis que dava acesso a um tênis virtual em alguns ambientes de metaverso. Já a companhia francesa lançou um kit de maquiagem que dava um kit de maquiagem virtual em alguns mundos de realidade virtual.