Ambas mentalidades possuem vantagens e desvantagens.
O mercado de trabalho sempre foi um ambiente de competição. Um ambiente de trabalho competitivo é ideal para desenvolver habilidades e desempenho de todos. Afinal, em uma competição, todos entram para ganhar. O principal argumento para defender o ambiente de trabalho competitivo é o estímulo para todos melhorarem. Por outro lado, em um ambiente de trabalho competitivo, os níveis de estresse são maiores. Muitas vezes o trabalho em equipe é deixado de lado. Isso estimula as pessoas a trabalharem sozinhas sem colaborar.
Na outra mão está a mentalidade de colaboração, em alta nos dias atuais. Assim, muitas empresas e colaboradores buscam este tipo de ambiente. Afinal, em um ambiente colaborativo, os trabalhos tendem a ser mais tranquilos e todos buscam trabalhar em equipe para o crescimento da empresa. No entanto, nem tudo são flores no ambiente de trabalho colaborativo. Neste tipo de ambiente é comum vermos pessoas se acomodando e sem muita perspectiva de crescimento.
Afinal, qual é o ambiente de trabalho ideal?
Nem muito competitivo, nem muito colaborativo. O ideal é buscar o equilíbrio entre as mentalidades. Um ambiente extremamente competitivo irá gerar rivalidade e desagregação. Um ambiente extremamente colaborativo irá gerar comodismo por parte de muitos.
Portanto, é fundamental ter a mentalidade colaborativa, mas com certo nível de competição. Desse modo, a empresa tende a crescer, assim como todos os seus colaboradores.
Aqui, no TI Azul, você pode encontrar diversos outros artigos que podem te ajudar a entender melhor o que você busca. Confira alguns artigos que podem ser do seu interesse:
Home office: como funciona, vantagens e desvantagens.
3 dicas para encontrar o emprego perfeito.
4 dicas para aumentar sua produtividade no home office.