Desde que o Facebook anunciou a mudança do seu nome para Meta, as pessoas perceberam que o metaverso é uma realidade mais próxima do que parece. Além disso, perceberam que é muito mais do que uma maneira imersiva de jogar videogame, por exemplo.
Algumas das empresas que já estão se movimentando no metaverso são Adidas, Nike, Nvidia, Microsoft e Disney. Assim sendo, essas empresas enxergam nesse universo completamente digital uma possível mina de ouro para seus investimentos. Agora, entenda como essas empresas estão envolvidas nesse ambiente virtual:
Nike
Em parceria com a plataforma de games Roblox, muito popular entre o público infantil, a Nike lançou o mundo virtual Nikeland, onde os avatares podem comprar e usar produtos da marca e praticar esportes virtuais.
Adidas
Ainda que não tenha confirmado oficialmente, a Adidas está negociando com a empresa Coinbase para lançar um projeto com nome suposto AdiVerse na plataforma The Sandbox, a mais popular do metaverso atualmente. Portanto a expectativa é que os produtos da marca sejam comercializados em formado NFT (que são como certificados digitais de autenticidade).
Disney
A informação é de que a empresa criadora do Mickey Mouse vai construir todo o seu complexo de parque de diversões online, no metaverso. Isso pode tornar a visita mais acessível para todas as pessoas ao redor do mundo — o que vem com a suposta vantagem de evitar os custos com aviões, estadia e outros que entram numa viagem à Disney.
Microsoft
A empresa criada por Bill Gates está trabalhando em uma versão de seu app Teams (de reuniões e teleconferências). Isso permitirá que pessoas e avatares participem do mesmo encontro. Ou seja, em vez de se arrumar todo para a reunião de hoje, você pode maquiar ou vestir terno e gravata no seu avatar e aparecer todo elegante. Ou seja, mesmo vestindo pijama na vida real.
Essas são apenas algumas das grandes empresas que estão se envolvendo com o metaverso. Muito mais informações sobre esses e outros projetos devem surgir em breve, para animar os entusiastas do metaverso.