Procrastinação: 4 dicas para evitá-la no home office

Com a popularização do home office e a necessidade de nos organizarmos, inclusive com as tarefas domésticas e com a interação com a família, tudo num mesmo ambiente, uma inimiga já conhecida veio à tona mais forte do que nunca: a procrastinação!

Como evitar perder tempo com atividades secundárias e focar no que precisa da nossa atenção de verdade? Preparamos algumas dicas para ajudá-lo com isso!

1. Divida o seu horário

A coisa mais importante para evitar a procrastinação é definir um cronograma. Se você tem, por exemplo, que fazer almoço, entregar uma planilha preenchida com dados e estender roupa no varal, não vai funcionar se colocar o feijão no fogo, esticar as pernas no sofá, depois adicionar alguns dados na planilha, aí parar para estender metade da roupa, colocar o arroz no fogo…

Organize seus horários, por exemplo: das 8h às 11h vou preencher os dados na planilha, às 12h paro para fazer o almoço, como às 13h, das 14h às 17h reviso a planilha e às 18h estendo a roupa no varal.

2. Impeça estímulos externos

Tem coisa mais tentadora do que estar lidando com uma tarefa chata e tediosa e receber uma notificação daquele grupo com os amigos mais engraçados? É óbvio que você vai dar uma pausa na tarefa e aí a procrastinação virá à tona… Por isso é importante, em alguns períodos nos quais focar é necessário, impedir notificações, uso de redes sociais e até mesmo interações sociais que podem te distrair.

Pense o seguinte: quanto antes eu terminar minha tarefa, mais cedo poderei descansar e me divertir.

3. Crie minitarefas

Começar o dia com uma tarefa do tipo “escrever um relatório de 15 páginas” pode ser muito desanimador, uma verdadeira perdição para a procrastinação… As horas vão passando e você se vê ainda preso no tal relatório, que não acaba nunca… Mas temos uma dica para você burlar essa sensação de estar estagnado!

Em vez de lidar com essa tarefa como um enorme relatório de 15 páginas, que tal subdividi-lo em 5 seções e transformá-la em “escrever as 5 seções do relatório”. Conforme você for finalizando essas seções, vai sentir que está avançando!

4. Estabeleça recompensas

Ninguém aguenta fazer tarefa em cima de tarefa sem uma parada para respirar, não é mesmo? Por isso é que acabamos caindo na procrastinação. Então é importante que você defina pequenas pausas e recompensas. Você gosta de doces? Que tal um docinho depois de concluir metade das tarefas? Que tal 15 minutos de redes sociais ou de vídeos no YouTube a cada 50 minutos trabalhados?

Você sabe o que o diverte e anima, então escolha suas recompensas. Mas lembre-se: não seja extremo! Não vá deixar de almoçar porque definiu o almoço como recompensa para uma tarefa que nunca acaba!

Lembre-se: você não é um robô, então pegue leve consigo mesmo!