Contratação: o que observar durante as entrevistas?

Quando termina a fase de selecionar os melhores currículos enviados para uma vaga anunciada, chega o momento de o processo seletivo avançar. Além disso, vêm as entrevistas, que antecedem a contratação.

E aí muitos recrutadores e empreendedores se perguntam: o que observar no momento da contratação, além de qualificação profissional e experiência? Por isso preparamos algumas dicas que podem ajudar bastante!

Soft skills

Além das qualificações profissionais, há outras habilidades que ajudam a formar um bom ou mau funcionário. Elas são chamadas de soft skills e devem ser observadas na contratação. São características como flexibilidade, criatividade, inteligência emocional, comunicação e outras. Encontre uma maneira de “medi-las” no momento da entrevista.

Ofereça vantagens

Home office uma ou duas vezes por semana, expediente mais curto em alguns dias, vestimenta casual… São várias as pequenas vantagens que você pode oferecer na hora da contratação. Portanto elas podem ajudar a diferenciar a sua empresa como um lugar em que os funcionários adoram trabalhar.

Trabalho em equipe ou individual?

Há vagas para as quais o trabalho em equipe é fundamental. Em outras, a individualidade do funcionário é mais essencial. Na contratação, entenda o que a vaga exige e defina uma dinâmica. Então você vai extrair o perfil ideal do candidato no momento da entrevista.

Não invada a vida pessoal

Pedir os perfis nas redes sociais, perguntar a respeito de casamento, relação com a família, se tem a intenção de ter filhos… Tudo isso assusta um candidato e pode acabar com a reputação da sua empresa, então respeite a vida pessoal dos candidatos na contratação.

Motivos da saída

Se o candidato está em uma empresa atualmente ou se desligou recentemente, pergunte a respeito do motivo da saída ou do desejo de sair. Porque isso pode ajudar a entender as capacidades do candidato na hora da contratação. Mas lembre-se: não o julgue por erros do passado. Dê uma chance a quem deseja evoluir.