Com processos seletivos bastante concorridos, muitas vezes é difícil encontrar o candidato ideal para uma vaga anunciada. Ainda mais se a vaga foi anunciada com pouca clareza e informações. Por isso preparamos algumas dicas para fazer o anúncio perfeito para a sua vaga!
Adaptabilidade
Não confie cegamente em indicações. Muitas vezes você pede que um funcionário de confiança indique um bom profissional. Porém a verdade é que ele pode indicar alguém próximo que não necessariamente seja bom. Então o ideal é que esse candidato dispute com os outros que vieram do anúncio.
Escolha um nome claro para a vaga
Na hora em que você for fazer o anúncio da vaga, evite nomes engraçadinhos para o cargo (“Um redator ninja”, “um programador genial”). Seja claro, evitando nomenclaturas internas (ex.: “Analista de performance III”). Além disso, descreva de maneira sucinta, para que o candidato já entenda se é algo para o qual está capacitado.
Seja honesto na descrição
Se você espera que a pessoa possa viajar e se ausentar de casa a cada 15 dias, escreva isso no anúncio. Então evite frases como “não ter medo de trabalhar duro”. Isso impede que, após a contratação, uma das exigências da vaga que não foi descrita nela venha à tona. Portanto o funcionário pode optar por se desligar da empresa por entender que não foi o combinado.
Os diferenciais contam mesmo?
“Fluência em italiano é opcional” pode assustar muitos candidatos, não é? Então selecione bem os diferenciais na hora de fazer o anúncio e pense se não é melhor inclui-los nas exigências da vaga, porque é possível perder muitos bons candidatos que se espantam por não ter os diferenciais descritos.
E o salário?
Muitos candidatos ficam extremamente frustrados com o “salário a combinar” no anúncio, que pode acabar fazendo com que ele e a empresa percam tempo em processos seletivos, para, no fim de tudo, descobrir que a vaga não está à altura do que ele espera, então seja claro a respeito do salário sempre que possível, mesmo que seja uma faixa salarial.